Câncer de próstata – Devemos falar sobre ele!

Não apresentando sintomas o câncer de próstata se desenvolve de forma lenta. Quando em etapas mais evoluídas pode mostrar alguns sintomas como o aparecimento de sangue na urina e até mesmo bloqueio ao urinar. Ela consiste em uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, tem a função de produzir e armazenar uma porção do fluido seminal.

Dentre os fatores de risco estão, a idade ( superior a 50 anos), fatores hereditários da doença, hormonais, também pode se dizer que alguns hábitos na alimentação fazem parte destes fatores, como excesso de gorduras, ausência de vegetais e frutas, falta de exercícios físicos e excesso de peso.

Diagnóstico:

Dentre os diagnósticos estão, o exame físico (toque retal) e exame de laboratório (doseamento do PSA). Se constatadas ampliações da glândula ou PSA variado, realizasse uma biópsia averiguando se existe a presença do tumor, e identificando se o mesmo é maligno.

Tratamento:

O tratamento depende de alguns fatores, como a proporção e o agrupamento do tumor, como também da idade, podendo abranger uma prostatectomia radical ( remover a próstata cirurgicamente), por meio de cirurgia robótica ou por vídeo, e aplicação de fármacos (hormonioterapia) e também radioterapia.

Recomendações:

— Homens com idade igual a 50 anos que não possuem ameaça de desenvolver a doença, aconselha se dar início aos exames preventivos;

— Homens com parentescos de primeiro grau com pessoas que já tiveram ou têm a doença com idade anterior a 65 anos e homens afrodescendentes têm maior proporção e ser diagnosticado com a doença, portanto devem realizar os exames aos seus 45 anos de idade;

— Praticar exercícios físicos de maneira constante e escolher uma alimentação saudável, são orientações importantes para prevenção da doença.

Sempre consulte um médico Urologista para um diagnóstico correto!